Ser profissional de Medicina Veterinária exige muito mais do que apenas amar os animais: é preciso ser paciente, ter sensibilidade para lidar com os tutores e, principalmente, ter equilíbrio emocional para cuidar dos bichinhos doentes.
O curso de Medicina Veterinária dura cerca de 5 anos e engloba disciplinas das áreas de Exatas, de Ciências Biológicas e de Ciências Sociais Aplicadas, além de técnicas clínicas e cirúrgicas.
Após ter conseguido o diploma, o médico veterinário pode trabalhar com assistência cirúrgica e clínica a animais domésticos e silvestres em diferentes ambientes da área.
Porém, a residência veterinária é uma das etapas fundamentais para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre ela a seguir. Vamos lá?
O que é residência em Medicina Veterinária?
A Residência Multiprofissional em Veterinária é um programa de cooperação entre os setores da saúde para aumentar a qualificação dos jovens recém-formados antes de entrarem no mercado de trabalho.
O programa dura, em média, 2 anos. Durante esse tempo, os estudantes são colocados para trabalhar efetivamente em áreas prioritárias do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo, assim, a primeira experiência prática na área. Na Unime, a residência tem carga horária de 40h, além dos plantões.
Qual é o salário na área de residência em Medicina Veterinária?
O salário do cargo de Médica Veterinária Residente pode variar bastante dependendo da região. No entanto, atualmente, residentes em Medicina Veterinária podem ganhar entre R$ 1.579,00* e R$ 3.316,00* por mês.
O valor compensa o investimento realizado no curso de Medicina Veterinária, certo? Porém, mesmo que ele seja elevado para você, não se preocupe: há possibilidades de bolsas e de financiamentos durante a graduação.
Como funciona a rotina da residência em Medicina Veterinária?
Cada residente conta com a supervisão de um profissional efetivo da área e um docente da instituição de ensino durante os 2 anos do programa. Esse acompanhamento é fundamental para evitar erros dos recém-formados durante o trabalho e, principalmente, acompanhar o processo de cada estudante — afinal, a residência é voltada para o aprendizado.
Como já falamos, durante esse período, o profissional tem acesso aos animais e realiza atendimento com ajuda do seu supervisor, colocando em prática o aprendizado das matérias do curso de Veterinária. Para aproveitar ao máximo essa experiência, é fundamental escolher uma região com hospitais de boa infraestrutura.
Na Bahia, por exemplo, é possível realizar residência na Clínica Veterinária da Unime, na unidade Lauro de Freitas.
Quais são as possíveis áreas de estudo na residência em Medicina Veterinária?
Além de qualificar profissionais, a ideia principal da residência em Medicina Veterinária é dar a oportunidade para os estudantes se especializarem antes de entrarem no mercado de trabalho.
Veja quais são as principais áreas de estudo durante a residência:
- Residência em Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária em Animais Domésticos;
- Cirurgia de Carnívoros Domésticos;
- Residência em Patologia Clínica Veterinária;
- Residência em Clínica Médica de Carnívoros Domésticos;
- Anestesiologia em Animais de Companhia;
- Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais;
- Patologia Clínica Veterinária;
- Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária;
- Patologia Animal.
Como pode ver, a residência em Medicina Veterinária é uma etapa essencial para se tornar um profissional mais qualificado e requisitado no mercado.
Faça Medicina Veterinária na Unime!
Por outro lado, se você ainda está escolhendo uma instituição de ensino para realizar o Bacharelado de Medicina Veterinária, procure por uma faculdade de qualidade, pois isso também é um fator importante para se destacar futuramente.
Além de ter sua própria Clínica Veterinária, a Unime possui laboratórios com excelente infraestrutura e profissionais preparados para oferecer um ensino de alto nível.
Gostou de aprender um pouco sobre a residência em Medicina Veterinária? Aproveite para se inscrever no nosso vestibular!
* Sujeito a alterações